·Pré-Limpeza –É de fundamental importância em unidades recebidas com excesso de impuresas, além de aumentar a qualidade do serviço, diminui o consumo de energia e produtos químicos. O sistema de pré-limpeza atua com agua fria ou quente a alta pressão no qual são retiradas as impuresas maiores e menores.
As impuresas são despejadas em tanques, coletadas e dado o devido destino.
·Limpeza química- A maioria das centenas de milhares de placas que precisam ser limpas todos os anos são quimicamente limpas. Uma solução químicacuidadosamente formulada será usada para garantir a rápida limpeza possível. Diferentes temperaturas, agitação e concentrações, serão utilizadas para garantir a máxima eficiência de limpeza. Nem sempre é possível alcançar o resultado exigido por meio de uma solução. Por vezes horas em uma solução agitada por períodos prolongados a uma alta temperatura são necessárias para atingir o resultado desejado.
1. Início do processo
A primeira parte de nosso programa de serviço consiste na avaliação visual do material recebido com registro fotográfico para a composição no Relatório de Serviço.
As placas são visualmente inspecionada, para determinar o nível do recondicionamento. Neste processo, o nosso objetivo é identificar a deformação, furos, trincas, corrosão, até mesmo erosão. Uma inspeção requer uma equipe altamente treinada e capacitada.
2. Remoção da gaxeta existente Nossos técnicos de serviço são treinados e irão determinar o estado das gaxetas – se uma parte ou até mesmo todas podem ser reutilizadas. Se serão substituídas, nossa equipe irá fazer o registro fotográfico e o cliente será informado do estado das mesmas.
3. Limpeza das placas
Dependendo da aplicação, do material e da quantidade de incrustantes, nossos técnicos irão determinar o ajusteno processo e o tratamento adequado necessário para o seu tipo. Isso irá variar de caso para caso, diferentes técnicas de limpeza são implementadas. Uma solução de limpeza cuidadosamente selecionada será usada para garantir a remoção mais rápida possível. Diferentes temperaturas, agitação e concentrações serão utilizadas para garantir a máxima eficiência de limpeza.
4. Teste com Líquido Penetrante
O teste com Líquido Penetrante tem por objetivo a eliminação de qualquer placa onde é revelada uma descontinuidade por menor que seja. As placas podem conter furos, trincas ou outras imperfeições causando a contaminação cruzada. Colocar placas com estas falhas pode significar perda de tempo ou mesmo perda de produto.
5. Preparação da canaleta
É imperativo que a canaleta onde atua a gaxeta seja preparada para a aplicação de novas gaxetas ou até mesmo a reutilização da gaxeta. Residuo de cola, deformação ou impureza pode causar desalinhamento da gaxeta reduzindo drasticamente a vida de operação. Deformação é a principal causa para detecção de vazamento externo após regaxetamento. Se for identificado uma deformação o pacote de placas não irá selar corretamente, acarretando em perda de tempo e dinheiro. Em nosso programa de serviço de regaxetamento será identificado este tipo de falha. Na maioria dos casos esta deformação pode ser minimizada/eliminada, economizando dinheiro e estendendo a vida útil da chapa.
6. Colagem da gaxeta
O correto adesivo é fundamental no processo do regaxetamento. Temos como prática o uso do adesivo recomendado pelos fabricantes de trocador de calor. A seleção do adesivo depende das condições de operação em que o trocador de calor a placas será aplicado. Tipo de fluído, bem como a temperatura e a pressão. Se o correto adesivo não é utilizado, o tempo de vida das juntas será reduzido drasticamente. Na verdade, usar o adesivo impróprio pode causar inconformidade entre a placa e a gaxeta e resultar em frestas, corrosão e pode ainda causar desalinhamento das placas durante a montagem.
7. Controle de qualidade final
Antes do envio cada placa é cuidadosamente inspecionada observando-se: colagem sólida, excesso de cola, limpeza, deformações e seqüência do pacote de placas. Quando são fornecidos desenhos cada pacote de placa será retornado na ordem de montagem, permitindo a instalação rápida e fácil.
Detecção de vazamento
A LAXE oferece dois tipos de detecção de vazamento nas placas:
O Ensaio de Líquido Penetrante Vermelho
O Ensaio de Líquido Penetrante Ultravioleta
Asplacas que a Laxe recebe são testadas 100% a fim de eliminar qualquer suspeita. É extremamente importante que todas as placas sejam testadas. Isso significa que a verificação aleatória de 10% ou mesmo 20% das placas não irá eliminar todas as placas com falhas, que poderiam causar contaminação cruzada e mais tempo de inatividade, um processo mas caro para qualquer operação.
Líquido Penetrante Vermelho
Nosso padrão de deteccção de vazamento é um teste de penetrante vermelho onde o vermelho é aspergido em um lado da placa e um revelador por outro. Embora este ensaio seja mais demorado e mais caro dos testes, éo método mais confiável de encontrar trincas e poros, onde até mesmo o menor furo possível será detectado.
Teste de Ultravioleta
O teste de ultravioleta é usado mediante pedido. Ao usar esse método, um lado da placa é aspergido com um penetrante fluorescente e posteriormente inspecionado sob luz ultravioleta, para revelar trincas e poros.
Rua Zacarias dos Santos, 128 - Bairro Cajuru do sul - CEP 18.105-185 - Sorocaba - São Paulo - Brasil Fone (0xx15) 3225-1598 - Fax (0xx15) 3325-1648